SOBRE

HISTÓRIA

Colégio Adventista Portão, faz parte de uma Rede de Escolas que está presente em 165 países, representada por 7.842 instituições que vão da Educação Infantil ao Ensino Superior, com aproximadamente 94 mil professores comprometidos na formação de 2 milhões de alunos. No Brasil, conta com 458 unidades escolares 10 mil professores e 210 mil alunos.

Além destas unidades, a organização mantém 16 colégios em regime de internato, dos quais sete oferecem todos os níveis de ensino da Educação Básica ao Ensino Superior.

Sua fundação ocorreu em 1969, no Bairro Portão, o pastor José Orlando Correia e alguns líderes da igreja perceberam a necessidade de implantar-se uma escola denominacional nesta região, visto que o crescimento demográfico avançava rapidamente e as escolas da época não atendiam a demanda por uma educação confessional.

Em agosto de 1971 a mantenedora reuniu-se para oficializar a fundação da Escola Marechal Cândido Rondon. A partir de 1981 a Escola passa a denominar-se Escola Rondon – Ensino Pré-Escolar e de 1º Grau (1ª à 4ª série).

Em 1996 através da Resolução n.º 4.710/96 do CEE, passou a denominar-se Escola Adventista Portão – Educação Infantil e Ensino de 1º Grau Regular. Surge assim a Escola Primária Adventista do Portão.

Em 1998, atendendo à determinação da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, em consonância à LDBEN 9394/96, esta escola passa a chamar-se Escola Adventista Portão – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Em 2001 foi autorizado o funcionamento e implantação gradativa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental pela Resolução 298/2001, da Secretaria de Estado de Educação do Paraná,

Como o local não atendia a demanda da comunidade a administração vigente, com o apoio da mantenedora passa a procurar um local adequado para o funcionamento da Escola. Havia necessidade de área ampla e propícia a maiores possibilidades de preparo acadêmico e expansão da filosofia e métodos baseados nos princípios cristãos.

Muitas pessoas trabalharam e fizeram o melhor para que o objetivo da construção fosse alcançado. Iniciou-se a procura de algumas áreas, mas claramente percebia-se a impossibilidade em razão ao valor cobrado - que era exorbitante - impossível ao orçamento.

As buscas pelo terreno ideal continuaram e após muitas negociações realizadas, no dia 18 de Dezembro de 2004 uma área de 6.500 metros quadrados fora adquirida para abrigar o então Colégio Adventista Portão.

Em fevereiro de 2005 foi realizada a mudança para a sede atual que está localizada á rua: Frei Gaspar da Madre de Deus, 707 – Portão – CEP 81070-090 – Curitiba/PR

Devido ao rápido crescimento de sua estrutura em maio de 2013 iniciou a construção do Auditório anexo ao colégio para atender as programações e eventos da instituição.

Inaugurado em fevereiro de 2014 o Auditório Nepomuceno de Abreu apresenta um novo conceito em espaço para eventos e shows. Com quase 800 poltronas e lugares reservados para cadeirantes e obesos, o auditório proporciona uma estrutura prática e cômoda durante as apresentações. Foyer refrigerado, portas anti pânico e dispositivos padrões de segurança. Um espaço ideal na realização de formaturas, conferências, congressos, concertos musicais entre outros eventos.

No Ano de 2018 foi concluída as obras do prédio administrativo onde proporcionou o aumento de salas de aulas, bilbliotea ampla e moderna, 1000m² de pátio coberto e espaço para atendimento aos pais pelo setor pedagógico e administrativo.

Desde sua fundação o Colégio Adventista Portão tem se caracterizado pelo atendimento individualizado aos seus alunos e por oferecer uma educação voltada aos princípios cristãos, fazendo da Bíblia a fonte da verdadeira sabedoria.

A Escola Adventista do Portão foi fundada com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral de seus alunos, por isso sua preocupação em fornecer condições para o crescimento intelectual, físico e espiritual. 

 

LINHA DO TEMPO

Fundação

Em agosto de1971 a mantenedora reuniu-se para oficializar a fundação da Escola Marechal Cândido Rondon

1971

Escola Primária Adventista do Portão

Em 1996 através da Resolução n.º 4.710/96 do CEE, passou a denominar-se Escola Adventista Portão – Educação Infantil e Ensino de 1º Grau Regular

1996

Escola Adventista Portão

Em 1998, atendendo à determinação da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, em consonância à LDBEN 9394/96, esta escola passa a chamar-se Escola Adventista Portão – Educação Infantil e Ensino Fundamental

1998

Implantação gradativa da 5ª à 8ª série

Em 2001 foi autorizado o funcionamento e implantação gradativa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental pela Resolução 298/2001, da Secretaria de Estado de Educação do Paraná,

2001

Escola Adventista do Portão -Ensino de 1º Grau

Escola Adventista do Portão - Educação Infantil - Ensino fundamental - Ensino de 1º Grau

2002

Inauguração no endereço atual

Em fevereiro de 2005 foi realizada a mudança para a sede atual que está localizada á rua: Frei Gaspar da Madre de Deus, 707 – Portão – CEP 81070-090 – Curitiba/PR

2005

Construção do Auditório

Devido ao rápido crescimento de sua estrutura em maio de 2013 iniciou a construção do Auditório anexo ao colégio para atender as programações e eventos da instituição.

2013

Inauguração Auditório Nepomuceno de Abreu

Inaugurado em fevereiro de 2014 o Auditório Nepomuceno de Abreu apresenta um novo conceito em espaço para eventos e shows.

2014

Novo prédio administrativo

No Ano de 2018 foi concluída as obras do prédio administrativo onde proporcionou o aumento de salas de aulas, bilbliotea ampla e moderna, 1000m² de pátio coberto e espaço para atendimento aos pais

2018