menu.about

about.history

about.history

COLÉGIO ADVENTISTA PORTÃO

 

O Colégio Adventista Portão é parte de uma Rede Educacional presente em 165 países, com 9400 instituições abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, contando com mais de 114 mil professores dedicados à formação de 2 milhões de alunos. No Brasil, a rede possui 525 unidades escolares e 256 mil alunos. Além dessas unidades, a organização mantém 16 colégios em regime de internato, dos quais sete oferecem todos os níveis de ensino, desde a Educação básica até o Ensino Superior.

A primeira escola Adventista do Brasil, conhecida como Colégio Internacional, foi fundada em julho de 1896 na capital paranaense, Curitiba. Seu fundador foi Guilherme Stein Júnior, o primeiro adventista a ser batizado em território brasileiro. O pioneiro mudou-se de Piracicaba, no interior de São Paulo, para Curitiba, a fim de dirigir a instituição.

Devido à qualidade e à oferta de ensino bilíngue em português e alemão, o Colégio Internacional atraiu a população curitibana e cresceu rapidamente, chegando a ter 400 alunos. Em sua maioria, estes eram filhos de famílias não adventistas. Tal circunstância fez com que os líderes da igreja passassem a ver o potencial do trabalho realizado na escola para a expansão do evangelho. Isso resultou na criação de escolas anexas aos terrenos das igrejas. Logo após, Guilherme Stein mudou-se para Santa Catarina com o sonho de fundar uma escola de Missionários naquela região. O colégio de Curitiba ficaria sob a direção do professor Paulo Kramer, farmacêutico de formação e recém-chegado da Alemanha. Ele foi o responsável por trazer grandes inovações ao colégio, incluindo materiais pedagógicos modernos.

A história da unidade do Colégio no Portão iniciou-se em 1969, quando o pastor José Orlando Correia e líderes da igreja local identificaram a necessidade de estabelecer uma escola denominacional no bairro. Esse empreendimento tornou-se essencial devido ao rápido crescimento demográfico na região, visto que as escolas existentes não conseguiam atender adequadamente a demanda por uma educação confessional.

A escola iniciou suas atividades em 1970, com 44 alunos, mas ainda não era legalizada ou reconhecida pelos órgãos competentes.

Em agosto de 1971, a mantenedora reuniu-se entusiasmada para oficializar a fundação da Escola Marechal Cândido Rondon. Agora, com documentos oficiais e uma direção formal responsável pela escola, a instituição estava pronta para dar início às suas atividades. A escola utilizava o espaço cedido pela igreja, aos fundos, na rua Maranhão. No final do ano letivo, a escola contava com 82 alunos matriculados.

A primeira diretora da escola foi a professora Milse Dias Kümpel, que esteve à frente da gestão durante os anos de 1970 e 1971.

 

Relato do 1º dia de aula do ano de 1971:

“Curitiba, 1º de março de 1971. As aulas iniciaram. Todas as crianças voltam a escola e a escola primária Adventista do Portão também teve início as aulas. No dia primeiro de março recebemos os alunos. Na matrícula constava com sessenta e sete alunos sendo distribuídos das seguinte maneira: primeiro ano vinte nove, tendo no segundo quinze, no terceiro consta com nove, cinco no quaro e dez no quinto. As aulas funcionam em dois turnos pela manhã das oito às doze trinta e a tarde das duas as cinco e trinta minutos. A professôra responsável pela escola é Milse D. Kümpel tendo como auxiliar o professor Odair Natio.” [sic]

 

Alunos e professores da escola, em 1970.

Alunos e professores da escola. Ao fundo, salas de aula recém-construídas.

 

 A partir de 1981, a escola passou a denominar-se Escola Rondon - Ensino Pré-Escolar e de 1º Grau (1ª à 4ª série), atendendo a 134 estudantes.

Salas de aula no final dos anos 70 e início dos anos 80.

 

Em 1996, por meio da Resolução n.º 4.710/96 do CEE, passou a denominar-se Escola Adventista Portão - Educação Infantil e Ensino de 1º Grau Regular, surgindo assim a Escola Primária Adventista do Portão. Em 1998, atendendo à determinação da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, em consonância com a LDBEN 9394/96, esta escola passou a chamar-se Escola Adventista Portão - Educação Infantil e Ensino Fundamental, atendendo a 220 alunos.

O acesso à escola é junto à Igreja Adventista do Portão, localizada na rua Maranhão.

 

A da Igreja Adventista do Portão com o acesso lateral à escola.

 

Em 2001, foram autorizados o funcionamento e a implantação gradativa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental pela Resolução 298/2001 da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Nesse ano, a escola atendia 11 turmas e 280 alunos. Devido à implantação da 5ª a 8ª série, a escola precisava de mais salas de aula para acomodar o crescente número de alunos. No início de 2003 foi locado um terreno vizinho, aos fundos da escola, para atender provisoriamente as novas turmas. Algumas salas, banheiros, playground e uma quadra de esportes foram construídas.

 

Salas de aula e administrativas.

Salas de aula provisórias no terreno locado.

Quadra esportiva provisória construída no terreno locado.

 

Porém, esse espaço não era adequado para acolher à demanda da comunidade, então. Assim a administração, com o apoio da mantenedora, procurou um local mais apropriado e satisfatório para o funcionamento da Escola. Esse novo local precisava ser espaçoso o suficiente para garantir um ambiente propício ao aprimoramento acadêmico, além de possibilitar a expansão da infraestrutura, aprofundar a filosofia educacional e fortalecer os métodos de ensino fundamentados nos princípios cristãos.

Desde 1990, era o sonho dos gestores adquirir uma área para construção de uma nova escola.

Após várias negociações, em 2 de junho de 2000, uma área de 6.500 metros quadrados foi adquirida para abrigar a Escola Adventista Portão, localizada na rua Frei Gaspar da Madre de Deus, 707, no bairro Portão. O sonho tornava-se realidade.

Terreno adquirido para construção da nova escola.

Início das obras na rua Frei Gaspar da Madre de Deus.

 

Em fevereiro de 2005, após a conclusão da obra, a escola começou a servir à comunidade em seu novo endereço, recebendo os estudantes em um prédio moderno, bonito e espaçoso. Entre o final de 2004 e o início de 2005, o número de matrículas quase dobrou, passando de 481 para aproximadamente 800 alunos em poucos meses.

O prédio da escola está pronto para o início das aulas do ano de 2005.

 

 

Após desenvolver as atividades em novo endereço, a escola atingiu números antes nunca vistos em suas matrículas. Os pais e a comunidade solicitavam também a oferta do Ensino Médio, para dar continuidade à educação de seus filhos com filosofia e princípios cristãos, além da qualidade de ensino. Então, em 2006, é autorizado e reconhecido o Ensino Médio, e a escola passa a se chamar Colégio Adventista Portão.  

O colégio já possuía uma ótima estrutura, mas ainda carecia de alguns acréscimos, como o espaço para as aulas de Educação Física. Para atender os alunos em suas aulas, foram construídas duas quadras de esportes. No entanto, logo surgiu a necessidade de que elas tivessem cobertura, para que os estudantes e professores não sentissem desconforto devido ao mau tempo ou ao sol escaldante. No ano de 2010, as quadras receberam a cobertura.

Quadras poliesportivas antes e depois com a cobertura.

 

Muitas melhorias na sua estrutura física foram sendo realizadas. Nesse mesmo ano, o Colégio Adventista Portão já contava com aproximadamente 1400 alunos. Não havia mais salas de aula suficientes para atender à quantidade expressiva de estudantes. Buscando mais espaço, em 17 de agosto de 2010, foram adquiridos lotes aos fundos do colégio, na rua Orlando Padilha dos Santos. Mais 2552m2 de área foram acrescentados. No local, foram construídos mais um estacionamento, outra quadra esportiva, espaço para horta e bosque.

                                                  Obras na área adquirida em 2011.

 

O Colégio Adventista Portão sempre se destacou por excelentes programas e eventos, mas ainda não havia um local adequado para essas atividades. A quadra poliesportiva era, muitas vezes, adaptada para essas programações, sem conforto e a praticidade esperados. Devido a essa carência, e também ao rápido crescimento no número de alunos, em maio de 2013, iniciou-se a construção do auditório, no espaço que antes abrigava as quadras poliesportivas, e essas foram projetadas para ocupar o andar superior ao auditório. 

 

Obras do auditório.

                                                                Obras do auditório em finalização.

Auditório concluído.

Quadras poliesportivas novas.

 

Inaugurado em fevereiro de 2014, o Auditório Nepomuceno de Abreu apresenta um novo conceito em espaço para eventos e shows, com aproximadamente 800 lugares, 2768 m2 de área construída, sala técnica, iluminação cênica, sistema de som moderno, camarim, recepção, loja, foyer refrigerado, portas antipânico e dispositivos padrões de segurança, tornando-se um espaço de referência para formaturas, conferências, congressos, concertos musicais e outros eventos.

Fachada do auditório.

 

 

Em 2017, iniciaram-se as obras do prédio administrativo, que foram concluídas em 2018, proporcionando o aumento de salas de aula, uma ampla e moderna biblioteca, 1000m² de pátio coberto, nova cantina e refeitório, salas para as turmas do contraturno escolar, recepção, secretaria e espaço para atendimento aos pais pelo setor pedagógico e administrativo.

Obras do prédio administrativo.

Obras internas do prédio administrativo.

Nova fachada do colégio com o prédio novo finalizado.

 

 

Desde o ano de 1970 até os dias atuais, 19 diretores tiveram o privilégio de atuar nesta unidade escolar:

1970 – 1971

Milse Dias Kümpel

1972 – 1973

Odete de Lima Xavier

1974

Mirian de Paula

1975

Marly Netto Alves

1976 – 1977

Cezar Luiz Wichert

1978 – 1985

Zadir Stange Vitória

1986 – 1987

Edna Sílvia Barbosa

1988 – 1992

Magali Leme Silva Santeli

1993

Benedito Rozendo da Silva

1994

Cleide Jensen Dias Farinhas

1988 – 1992

Magali Leme Silva Santeli

1997

Elisa Mara de Castilho

 

1997 –  2009

Angela Mara Trindade

2009 –  2012

Lacy Bubna

2012 –  2013

Eliseu Prates dos Reis

2013 –  2017

Gelson Cavalini Torman

https://abc.adventistas.org/wp-content/uploads/2014/09/Thiago1-.jpg

https://s.educacaoadventista.org.br/escola/conteudos/oFGl0bqlyvgjVt8Art68ZkcQxdzWytCwwKEbqTx7.jpeg

https://live.staticflickr.com/4550/24593557648_f49a65745b_z.jpg

2018 – 2019

Thiago Maillo Silva

2019

João Cesi Lopes dos Santos

2020 – 2023

Fernando Cardoso Furtado

2023 – até a presente data

Emerson Lemões Motta

       

 

 

Desde sua fundação, o Colégio Adventista Portão caracteriza-se pelo atendimento individualizado aos seus alunos e por oferecer uma educação voltada aos princípios cristãos, tendo a Bíblia como fonte da verdadeira sabedoria.

O que o colégio oferece vai muito além da sua excelente estrutura física. Ele foi fundado com o objetivo de proporcionar condições para o crescimento intelectual, físico e espiritual. São mais de 50 anos oferecendo uma educação baseada em princípios cristãos e valores permanentes, comprometida não apenas com a qualidade pedagógica e o aperfeiçoamento do desempenho escolar do aluno, mas também com a sua formação integral.

Vista aérea do Colégio Adventista Portão.

 

 

 

about.timeline

2024

Vista Aérea

Frente do Colégio Adventista Portão com a nova Logo da Educação Adventista

Vista Aérea
2018

Novo prédio administrativo

No Ano de 2018 foi concluída as obras do prédio administrativo onde proporcionou o aumento de salas de aulas, bilbliotea ampla e moderna, 1000m² de pátio coberto e espaço para atendimento aos pais

Novo prédio administrativo
2014

Inauguração Auditório Nepomuceno de Abreu

Inaugurado em fevereiro de 2014 o Auditório Nepomuceno de Abreu apresenta um novo conceito em espaço para eventos e shows.

Inauguração Auditório Nepomuceno de Abreu
2013

Construção do Auditório

Devido ao rápido crescimento de sua estrutura em maio de 2013 iniciou a construção do Auditório anexo ao colégio para atender as programações e eventos da instituição.

Construção do Auditório
2005

Inauguração no endereço atual

Em fevereiro de 2005 foi realizada a mudança para a sede atual que está localizada á rua: Frei Gaspar da Madre de Deus, 707 – Portão – CEP 81070-090 – Curitiba/PR

Inauguração no endereço atual
2002

Escola Adventista do Portão -Ensino de 1º Grau

Escola Adventista do Portão - Educação Infantil - Ensino fundamental - Ensino de 1º Grau

Escola Adventista do Portão -Ensino de 1º Grau
2001

Implantação gradativa da 5ª à 8ª série

Em 2001 foi autorizado o funcionamento e implantação gradativa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental pela Resolução 298/2001, da Secretaria de Estado de Educação do Paraná,

Implantação gradativa da 5ª à 8ª série
1998

Escola Adventista Portão

Em 1998, atendendo à determinação da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, em consonância à LDBEN 9394/96, esta escola passa a chamar-se Escola Adventista Portão – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Escola Adventista Portão
1996

Escola Primária Adventista do Portão

Em 1996 através da Resolução n.º 4.710/96 do CEE, passou a denominar-se Escola Adventista Portão – Educação Infantil e Ensino de 1º Grau Regular

Escola Primária Adventista do Portão
1971

Fundação

Em agosto de1971 a mantenedora reuniu-se para oficializar a fundação da Escola Marechal Cândido Rondon

Fundação